Quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Tubarão
24 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
12 °C
SAÚDE

Alerta em Tubarão: Cinco casos autóctones de dengue confirmados

Combate ao mosquito Aedes aegypti se mantém em foco para proteger a cidade

Tubarão - SC, 06/07/2023 09h53 | Atualizada em 06/07/2023 09h58 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura Municipal de Tubarão
imagem ilustrativa

Tubarão enfrenta um preocupante aumento nos casos autóctones de dengue, com a confirmação do quinto caso de transmissão dentro do município. As equipes do Núcleo de Combate à Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica registraram essa ocorrência nesta quarta-feira (05).

Apesar disso, o número de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, permaneceu estável, com um total de 102. Os locais com maior concentração são Oficinas, com 49 focos, seguido pela Vila Moema, com 21. Outros bairros afetados incluem Centro, Morrotes, São João Margem Direita, Santo Antônio de Pádua, Vila Moema, Revoredo, São Cristóvão, Dehon, Humaitá de Cima, Humaitá, Guarda Margem Direita, KM 60 e Mato Alto.

Até o momento, foram notificadas 335 suspeitas, com 19 casos confirmados, sendo cinco deles autóctones, ou seja, transmitidos dentro da cidade. Os casos descartados somam 310, e seis situações ainda estão sob suspeita, aguardando resultados de exames.

É imprescindível a colaboração da população no combate ao mosquito, que além da dengue, pode transmitir a febre chikungunya e o zika vírus. Evite acumular água parada em recipientes como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, pneus e caixas d'água destampadas. Mantenha pátios e quintais limpos, removendo folhas e galhos que possam obstruir o escoamento da água.

Use repelentes ao longo do dia, pois os mosquitos são mais ativos nesse período. Os inseticidas também podem ser utilizados, seguindo as instruções adequadas. Mosquiteiros são recomendados para proteção de bebês e pessoas em repouso durante o dia.

Esteja atento aos sintomas da dengue, como febre alta e persistente, enjoo, vômito, dor de cabeça intensa, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas no corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Caso apresente esses sinais, busque imediatamente atendimento médico.

Além disso, denuncie possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria Municipal, pelos contatos telefônicos (48) 3621-9051, WhatsApp (48) 98419-7361 ou e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Se preferir, você pode fazer a denúncia pessoalmente no Facilita Tubarão, na Rua Tereza Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

A conscientização e a participação de todos são fundamentais para combater a proliferação do mosquito e proteger a saúde da comunidade.

#Dengue #AedesAegypti #Tubarão #SaúdePública #Prevenção

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!