As pessoas que não fizerem parte das unidades com sala de vacina podem procurar a Policlínica.
Inicia hoje em Braço do Norte, a vacinação para pessoas acima de 18 anos com comorbidades. Também neste sábado, todas as salas de vacina vão funcionar até 13 horas. A vacina está disponível na Policlínica, Nossa Senhora de Fátima, União, São Basílio, Rio Bonito, Travessão e Floresta. De acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. As pessoas que não fizerem parte das unidades com sala de vacina podem procurar a Policlínica.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, salientou a importância da vacinação. “Aqueles que se encaixam nos perfis de comorbidades, conforme determinação do Plano de Imunização do Estado, o qual seguimos à risca, e que têm acima de 18 anos podem procurar uma das unidades de saúde com sala de vacinação”, completou.
Para ter direito à vacina é necessário ter cadastro já existente nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição de risco (comorbidade); Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID e prazo de validade de 1 ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados; Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa; Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados.
Público alvo
- 1. Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
- 2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos);
- 3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
- 4. Gestantes e puérperas com comorbidades*, independente da idade (maiores de 18 anos);
- 5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
- 6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de acima de 18 anos. (Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardites e Pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; Cirrose hepática.
Vacinação contra Influenza (gripe)
As unidades de saúde que têm salas de vacinação: Policlínica, ESF Rio Bonito, ESF Floresta, ESF Travessão, ESF São Basílio, ESF Nossa Senhora de Fátima e ESF União, também estão realizando a imunização contra a gripe.
O público alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e professores.
É preciso levar o cartão do SUS, CPF e a carteira de vacinação. Para professores é necessário o comprovante de atuação na área (declaração ou holerite).