Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.
O Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.
A campanha ocorre no primeiro mês do ano, porque em termos simbólicos e culturais, o ser humano está mais propenso a pensar em suas vidas, relações sociais, condições de existência, emoções e sentidos existenciais.
E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.
Iniciada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, o movimento é formado por voluntários de todo o Brasil que se engajam para disseminar informações e dados sobre saúde mental.
A Prefeitura de Capivari de Baixo apoia a campanha, pois acredita que o tema é relevante e quanto mais atores engajados maior será o alcance do pacto social pela saúde mental.
Outras informações, basta contatar a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na avenida General Mendonça Lima, 589, ou ligar para o telefone 3623-5306.