Segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Tubarão
36 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
36 °C
18 °C
SAÚDE

Caps de Capivari de Baixo chega a 1.992 atendimentos em 2021

Devido à pandemia da Covid-19, o Caps capivariense está atendendo somente de forma individual para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.

Capivari de Baixo - SC, 25/05/2021 09h00 | Atualizada em 24/05/2021 19h37 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Capivari de Baixo
Há 20 anos, foi criada a Lei 10.216/2001, mais conhecida como Lei Antimanicomial, a qual também instituiu o Caps no Sistema Único de Saúde (SUS). Foto: Divulgação/PMCB

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Capivari de Baixo chegou aos 1.992 atendimentos no município somente neste ano, isso contando apenas entre janeiro e abril. O relatório foi divulgado na última semana, pela equipe coordenada pela enfermeira Simone F. Floriano, que conta com dois psiquiatras, dois psicólogos, uma técnica de enfermagem e uma profissional de serviços gerais.

Segundo Simone, somente com os especialistas (psiquiatras, psicólogos e enfermeira) foram 1.097 atendimentos e consultas, outros 834 acolhimentos, 13 internações e 48 administração de medicamentos.

O Caps de Capivari de Baixo é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais graves, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes assistência médica e psicossocial. "Um dos principais objetivos é reduzir as internações psiquiátricas e propiciar a reabilitação psicossocial", aponta Simone.

Na semana passada, no dia 18 de maio foi lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data relembra o início do movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, onde foi reorientado um novo modelo de atenção à saúde mental, defendendo os direitos das pessoas que necessitam do tratamento e buscando formas de assistência em liberdade, com a implementação dos espaços substitutivos aos manicômios. Há 20 anos, foi criada a Lei 10.216/2001, mais conhecida como Lei Antimanicomial, a qual também instituiu o Caps no Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido à pandemia da Covid-19, o Caps capivariense está atendendo somente de forma individual para garantir a segurança dos pacientes e profissionais. "Esperamos, muito em breve, reiniciar as atividades coletivas como oficinas terapêuticas, culturais, trabalhos artesanais, artísticos, rodas de conversa e orientações em grupo", projeta a coordenadora do Caps.

Equipe atual 

Enfermeira Coordenadora Simone F. Floriano;

Psiquiatra: André Luiz Moraes s. dos Santos;

Psicólogos: Roberta R. Costa e Luciano Correa;

Técnica de Enfermagem Josiane Da Silva João;

Serviços gerais: Sonia Santos

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!