Terça, 24 de setembro de 2024
Tubarão
36 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
36 °C
19 °C
SAÚDE

Enquanto mais de 150 pessoas estão na fila da UTI. Governo anuncia abertura de 170 novos leitos

O colapso vivido em Santa Catarina devido a pandemia do coronavírus chega em um nível assustador com muitas pessoas esperando uma oportunidade de continuar vivendo.

Florianópolis - SC, 28/02/2021 19h16 | Atualizada em 28/02/2021 19h18 | Por: Redação | Fonte: Governo de Santa Catarina
Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI. Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), pactuou a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina. As unidades foram ampliadas ou estão em processo de ampliação nos últimos 30 dias, em um esforço adicional das equipes estaduais em aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19. Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI.

“Nossas ações não se baseiam apenas em ampliação de leitos, mas essa é uma frente importante do trabalho. Temos percorrido todas as regiões do Estado e conversado com os gestores hospitalares. Fizemos um esforço de abrir novos leitos e estamos assegurando recursos para que permaneçam abertos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Mas enquanto isso muitas pessoas estão morrendo na fila de espera por uma vaga na UTI, em Xanxerê foi registra quatro mortes de pessoas que aguardavam para ir na Unidade de Terapia Intensiva, Em itapema uma técnica de enfermagem também morreu quando aguardava a vaga para a UTI. São mais de 150 pessoas em todo o estado que podem ter o mesmo fim de muitas que na fila não conseguem vencer o vírus da Covid-19.

A SES repassou até dezembro de 2020 mais de R$ 85,1 milhões adicionais para a rede de hospital filantrópica catarinense, além de outros R$ 17,1 milhões para a habilitação de novos leitos. Há ainda um esforço para repasses para a compra de insumos e abastecimento das unidades com ventiladores pulmonares e monitores, Kits de intubação e outros medicamentos.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!