Nesta etapa a vacinação não será no Farol Shopping, e sim nas Unidades Básicas de Saúde na Sala de Vacina Central, na Policlínica.
Inicia hoje uma nova fase da vacinação contra a Covid-19, em Tubarão. Desta vez, a parte da população que possui comorbidades receberá o imunizante. A campanha acontecerá em diversas fases, contemplando diferentes grupos. O prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação Municipal da Saúde (FMS) Daisson Trevisol e parte da equipe do setor de imunização da FMS, apresentaram a nova etapa para a imprensa, com transmissão pelo canal da prefeitura no YouTube.
Na fase 1, receberão a imunização pessoas que possuem síndrome de Down, com deficiência cadastrada para receber o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), pessoas com doença renal crônica que fazem o tratamento de hemodiálise, pessoas que possuem transplante de órgãos sólidos ou medula óssea, além de gestantes e puérperas. Todos os grupos citados devem ser maiores de 18 anos.
Nesta etapa, é importante ressaltar que a vacinação não será mais centralizada no estacionamento do Farol Shopping, como a etapa anterior. Desta vez, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina Central (Policlínica). Nesta sexta-feira, grávidas e puérperas com comorbidades podem se vacinar das 13 às 15 horas.
Para que a vacina seja disponibilizada, é necessário comparecer até as UBS portando um atestado médico, prescrição médica ou exames que comprovem a patologia do paciente (validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados). Para as puérperas, deve-se comparecer ao local com a certidão de nascimento do recém-nascido. Gestantes devem portar a carteirinha pré-natal ou um laudo médico da gravidez, e pessoas que possuem deficiência permanente devem levar o registro que comprove o beneficio do BPC. Para todos os grupos é necessário comparecer também portando o documento com foto, comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS. Quem não possui o cartão de vacinação pode baixar o aplicativo Conecte SUS e obtê-la virtualmente.
Vale lembrar, que as comorbidades que estão inclusas nesta fase da imunização precisam estar listadas no plano nacional. São elas: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode entrar em contato através do e-mail vacinacomorbidadetb@gmail.com.