A Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que a partir da próxima terça-feira (28), inicia em Tubarão a campanha da vacinação bivalente, contra a Covid-19.
Inicialmente, o novo imunizante será destinado a idosos acima de 80 anos.
A vacina bivalente protege contra a variante ômicron. Vale destacar que a vacina bivalente é uma dose de reforço, e o paciente deve contar com o esquema primário (primeira e segunda dose) completo, para depois tomar o reforço da bivalente. O intervalo da última dose que a pessoa tomou deve ser de quatro meses.
A vacinação em Tubarão será realizada somente na Sala Central da Policlínica, das 8 às 19 horas, com retirada de senhas até as 18h30. A aplicação da bivalente será dividida em fases de maneira escalonada, tendo como público-alvo os grupos prioritários.
A determinação das fases desta campanha se deu através da Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Governo de Santa Catarina. Já a determinação da imunização em grupos prioritários deu-se através do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
Confira as datas e o público-alvo de cada fase:
Fase 1
No Estado a campanha Inicia a partir de segunda-feira (27), para pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Em Tubarão, a primeira fase inicia na terça-feira (28), para idosos acima de 80 anos. No município, a população compreendida na primeira fase (acima de 70 anos, ILPs e imonocomprometidos), somam 8.915 pessoas, sendo que foram recebidas 2.274 doses para iniciar a campanha. Conforme o Estado repassar as doses, mais pessoas receberão o reforço.
Fase 2
Inicia a partir de 06 de março, para pessoas de 60 a 69 anos de idade.
Fase 3
Inicia a partir de 20 de março, para gestantes e puérperas (mulheres em período de pós-parto).
Fase 4
Inicia a partir de 17 de abril, para trabalhadores da área da saúde.
Fase 5
Inicia também a partir de 17 de abril, para pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.
A FMS reforça que para receber a dose de reforço bivalente as pessoas devem possuir o esquema primário completo e com o intervalo de quatro meses da última vacina. Caso o paciente não possua o esquema primário, ele poderá procurar uma sala de vacina, iniciando a imunização, e após o intervalo, o reforço bivalente será realizada.