Autoridades alertam para riscos à saúde devido à baixa umidade e poluição atmosférica.
Nos últimos dias, Santa Catarina tem sofrido com a fumaça vinda das queimadas no Centro-Norte do Brasil, Bolívia e Paraguai, o que agravou a qualidade do ar no estado. A combinação de uma massa de ar seco e quente com essa fumaça gerou um alerta de saúde pública.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) registrou altos níveis de partículas inaláveis (MP10) em Tubarão e Capivari de Baixo, variando entre 80 e 130 μg/m³, classificando a qualidade do ar como moderada a ruim. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a Defesa Civil, emitiu uma nota alertando sobre os riscos à saúde, especialmente para grupos vulneráveis.
Recomendações de proteção A Defesa Civil de SC está monitorando em tempo real a chegada da fumaça e orienta a população a adotar medidas de proteção, como evitar exercícios ao ar livre e permanecer em ambientes fechados durante os períodos de maior poluição. Pessoas que apresentam sintomas como irritação nos olhos, tosse seca ou cansaço devem procurar atendimento médico.
#Queimadas #PoluiçãoDoAr #SaúdePública #SantaCatarina #MonitoramentoDoAr