Gravatal realiza força-tarefa para controle de escorpiões após registros no município
Ações incluem vistorias, orientações à população e reforço nas atividades da Vigilância Sanitária e Epidemiológica
Diante do aumento nas ocorrências envolvendo escorpiões no município, a cidade de Gravatal irá promover uma força-tarefa para intensificar as ações de prevenção e controle do aracnídeo.
As medidas são coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e do setor de Combate a Endemias, com foco em ampliar as varreduras e vistorias que já vêm sendo realizadas regularmente.
A mobilização foi estruturada após uma visita técnica da Regional de Saúde, que resultou na definição de diretrizes estratégicas para conter a presença do animal em áreas urbanas.
Entre as ações previstas estão:
-
Vistorias intensificadas em áreas de risco, principalmente onde já houve registro de escorpiões;
-
Reforço nas orientações à população sobre como evitar focos e manter os ambientes domésticos seguros.
Em caso de avistamento, os moradores devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município, que fará o registro e tomará as providências necessárias.
Recomendações importantes à população:
-
Agite roupas e calçados antes de usá-los;
-
Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres;
-
Use calçados fechados e luvas ao manusear jardins ou entulhos;
-
Mantenha camas e móveis afastados das paredes;
-
Evite roupas no chão e mantenha ralos bem vedados;
-
Não pendure roupas em portas ou paredes.
A força-tarefa visa garantir segurança e prevenção, especialmente em áreas residenciais, onde o risco de acidentes é maior.
