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SAÚDE

HNSC alerta pela procura de atendimento emergencial sem necessidade

Mais de 50% dos atendimentos na emergência podem e devem ser feitos nas unidade de saúde ou policlínicas.

Tubarão - SC, 04/11/2021 08h00 | Atualizada em 03/11/2021 16h46 | Por: Redação | Fonte: HNSC
Os pacientes passam pela triagem onde recebem de acordo com a gravidade tem uma pulseira de identificação. Foto: Divulgação

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, referência em alta complexidade para os municípios da Amurel, comunica que há mais de 15 dias vem registrando uma ocupação de mais de 50% nos atendimentos do setor da Emergência, o que ocasiona reflexos nos processos de triagem e consultas, assim como na ocupação dos leitos de internações. 

O incremento de registro no volume de atendimento vem ocorrendo, principalmente, nos voltados à atenção básica (baixa complexidade), os quais devem ser feitos, prioritariamente, nas Unidades Básicas de Saúde ou na Policlínica Municipal, que se necessário farão o redirecionamento do paciente ao Hospital. Os números de outubro mostram 54% a mais de atendimento nestas ações de atendimento básico, se comparado com outubro de 2019.

Frente a este cenário, a instituição faz um apelo a comunidade para que venha até a emergência do HNSC somente em casos mais graves, utilizando as UBS dos bairros para o primeiro atendimento, no caso de atenção básica. Isso vai permitir que o setor de Emergência possa dar mais atenção aos pacientes graves que necessitam de atendimento de urgência/emergência. 

Para conhecimento de todos, o HNSC utiliza o Protocolo Humanizasus, um método de classificação de riscos os quais são definidos os atendimentos prioritários nas unidades de emergência.  Através dele, os profissionais de saúde efetuam uma avaliação do quadro clínico do paciente, identificando o risco em questão e colocando uma pulseira no indivíduo que indica a gravidade do seu caso e a priorização do seu atendimento (como no infográfico abaixo).

Ajude o HNSC a manter o atendimento de qualidade e compromisso com a vida de cada cidadão da nossa região. Em casos de atendimento de baixa complexidade, procure primeiro a sua unidade básica. O profissional que o atender saberá a necessidade de um redirecionamento para a unidade hospitalar.

Informe Sul

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