Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) chega a Tubarão e oferece mais precisão, menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida aos pacientes
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, iniciou um novo capítulo no tratamento contra o câncer com a implantação da Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), técnica reconhecida pela alta precisão no combate a tumores e pela proteção dos tecidos saudáveis.
A inovação tecnológica foi viabilizada em parceria com a São Sebastião Radioterapia, de Florianópolis, e oferece aos pacientes da região Sul de Santa Catarina um atendimento mais seguro e humanizado.
Com o uso da IMRT, a radiação é aplicada diretamente na área afetada, reduzindo o impacto sobre os órgãos e tecidos próximos ao tumor. Isso resulta em menos efeitos colaterais e melhora o bem-estar durante o tratamento, explica o médico radio-oncologista Arno Lotar Córdova Júnior, um dos profissionais responsáveis pela nova modalidade.
"A técnica é indicada, principalmente, para tumores localizados em áreas delicadas, como cabeça, pescoço, sistema nervoso central, próstata, pulmão e pelve", detalha o especialista.
Cada plano de tratamento é individualizado, baseado em exames de imagem e planejamentos realizados por softwares específicos, que calculam a dose de radiação e o número de sessões ideais para cada caso.
Além do aspecto técnico, a iniciativa reforça o compromisso da equipe com o acolhimento dos pacientes. "Não cuidamos apenas da doença, mas da pessoa como um todo, respeitando suas dúvidas, receios e necessidades", afirma Arno.
A equipe responsável pela nova fase do serviço de Radioterapia no HNSC inclui os médicos radio-oncologistas Arno Lotar Córdova Júnior e Fábio Firmino Charão Teodoro, além dos físicos médicos Pedro Argôlo Piedade, Thiago Schmeling Fontana e Antônio Donizete Silva Delfino.
O trabalho é complementado por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, tecnólogos em Radiologia, nutricionistas, assistente social e estomaterapeuta, todos capacitados para lidar com as necessidades dos pacientes em tratamento.
A chegada da IMRT posiciona o HNSC como referência regional no cuidado oncológico de alta complexidade, oferecendo aos pacientes da região um atendimento mais preciso, eficiente e humanizado.