Segundo nutricionista, existem ervas que contribuem no combate ao estresse e ansiedade antes de descansar.
Os chás são conhecidos por oferecer diversos benefícios para o organismo, de acordo com cada tipo de erva. Na maior parte dos casos, ajudam a combater sintomas de estresse e ansiedade de forma natural. Diante do atual cenário nacional e mundial de preocupações em torno da pandemia de Covid-19, e suas inúmeras consequências, as com ervas que ajudam a dormir melhor. Veja a lista das ervas abaixo e aprenda como fazer infusão e decocção.
"O aumento de cortisol, noradrenalina e dopamina te deixam alerta. No sono, precisamos aumentar GABA (início do sono), melatonina (aprofundamento do sono) e adenosina (tempo de sono). Dormir mal promove aumento do estresse, faz desregular cortisol, pressão arterial e queda de humor. O estresse aumenta níveis de glutamato e isso promove diminuição de GABA, podendo promover insônia", explica a especialista Aline Ferreira.
Veja abaixo dez chás para melhorar seu sono.
- Frutas vermelhas ou roxas: auxiliam reduzindo o cortisol e no bom funcionamento do sistema nervoso central facilitando a abertura dos canais de GABA. Pode ser feito através de decocção.
- Chá branco e chá verde: possuem L-teanina, um aminoácido importante que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de GABA, dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com o relaxamento. Mas cuidado para não exagerar! O chá branco e o chá verde também possuem cafeína em sua composição, e por isso podem ajudar mais se forem consumidos durante o dia, não à noite. Pode ser feito através de infusão.
- Passiflora ou folha de maracujá: a passiflora tem na sua composição passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcaloides, com propriedades sedativa, calmante, sonífera e hipnótica, auxiliando na melhora e qualidade do sono. Pode ser feito através de infusão.
- Mulungu: ação sedativa, calmante, analgésica, anti-inflamatória e hipotensiva. Pode ser feito através de infusão.
- Camomila: auxilia na redução do estresse e ansiedade, aumentando as chances de relaxamento e, consequentemente, sono. Pode ser feito através de infusão.
- Erva cidreira ou melissa (Melissa officinalis): propriedade relaxante e calmante. Pode ser feito através de infusão.
- Lavanda: também possui efeitos calmantes, seu uso principal é através de óleo essencial, mas sua folha em infusão garante propriedade semelhante. Pode ser feito através de infusão.
- Erva doce (funcho): não possui efeito sonífero, mas é efetivo para reduzir dores de cabeça e estresse, podendo contribuir com a qualidade do sono. Pode ser feito através de infusão.
- Erva de São João: utilizado como antidepressivo natural e ansiolítico. Pode ser feito através de infusão.
- Centella asiática: ação calmante. Mas, por outro lado, tem também propriedades diuréticas; portanto, cuidado ao consumir próximo ao horário de dormir, seu efeito diurético pode acarretar em despertares noturnos para urinar, o que atrapalharia o sono. Pode ser feito através de infusão.