Número de focos do mosquito Aedes aegypti preocupa autoridades de saúde
As equipes do Núcleo de Combate à Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta quarta-feira (28) mais um caso de transmissão autóctone de dengue em Tubarão. Este é o quarto registro desse tipo de ocorrência na cidade este ano.
Além disso, foi identificado mais um foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, elevando o número total para 102. Os focos estão distribuídos em diversos bairros, sendo 49 em Oficinas, 21 na Vila Moema, sete no Centro, quatro em Morrotes, entre outros.
Até o momento, foram notificadas 321 casos suspeitos de dengue, dos quais 18 foram confirmados, sendo quatro autóctones. Outros 297 casos foram descartados e sete estão aguardando o resultado de exames.
É fundamental a colaboração da população no combate ao mosquito, que pode transmitir não apenas a dengue, mas também a febre chikungunya e o zika vírus. Evite o acúmulo de água em recipientes como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, entre outros. Mantenha terrenos limpos e utilize repelentes durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos.
Fique atento aos sintomas da dengue, como febre alta e persistente, enjoo, vômito, dor de cabeça intensa, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas no corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Caso apresente esses sintomas, procure imediatamente um médico.
A população também pode contribuir denunciando possíveis focos do mosquito através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, WhatsApp (48) 98419-7361 ou e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Denúncias presenciais podem ser feitas no Facilita Tubarão, localizado na Rua Tereza Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
#Dengue #TransmissãoAutóctone #CombateAoAedes #SaúdePública