Máscara deixa de ser obrigatória em SC; uso é recomendado a passageiros de ônibus e hospitais
Medida foi publicada em decreto neste sábado.
O governo de Santa Catarina decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado a partir deste sábado (12). O novo decreto foi publicado nesta manhã no Diário Oficial, data em que a pandemia completa dois anos no estado.
Em ambientes fechados em que não é possível manter o distanciamento, no transporte público, hospitais e quem tem sintomas da doença, porém, fica recomendado a continuar usando a proteção (veja detalhes abaixo).
Antes do decreto, a máscara já não era obrigatória em locais abertos, mas precisava ser usada em lugares fechados com aqueles ao ar livre em que não era possível o distanciamento social.
Veja abaixo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde (SES):
- Para quem apresente sintomas gripais ou que teve contato prévio com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 nas últimas 48 horas, mantendo isolamento ou quarentena conforme orientação do serviço de saúde;
- Para pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19;
- Para qualquer pessoa em locais fechados como transporte público, estabelecimentos de saúde e demais em que não seja possível manter o distanciamento físico;
- Para os trabalhadores e prestadores dos estabelecimentos em geral a recomendação é utilizar máscaras durante todo o período de trabalho, seguindo as orientações do fabricante quanto ao seu uso e substituição, conforme legislação federal.
Em Santa Catarina, municípios como Balneário Camboriú, no Litoral Norte, Chapecó, Xanxerê e Xaxim, no Oeste, e Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, já haviam feito decretos que desobrigavam o uso da máscara, apesar de que, no estado, é proibido que as cidades tenham medidas menos restritivas do que as estaduais.
