A suspeita é de que as mortes possam ter sido causadas por raiva, doença transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue).
Nas últimas semanas uma sequência de mortes de bovinos (cerca de 10 animais) na localidade de Chapada do Orvalho, em Sangão, chamou a atenção de técnicos da Secretaria de Agricultura de Sangão, que acionaram a CIDASC com o objetivo de iniciar uma investigação e identificar a causa dessas mortes e tentar evitar mais ocorrências. O Secretário de Agricultura José Manoel de Souza Neto, o Zequinha, disse que a prioridade é acompanhar de perto para que o município possa contribuir para minimizar os problemas e prejuízos, aos produtores.
Segundo o médico veterinário da CIDASC, que atende a toda a Comarca de Jaguaruna, Agnaldo Serafim, a suspeita é de que as mortes possam ter sido causadas por raiva, doença transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue).
“Há uma incidência destes animais em Tubarão e Pedras Grandes e é possível que tenha havido uma migração para a região de Sangão”, destacou o veterinário que, junto com a equipe da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Sangão, vai fazer contato com os produtores, no sentido de iniciar uma investigação mais apurada.
De acordo com Agnaldo, é importante que os produtores notifiquem a CIDASC no caso de ataques de morcegos aos animais. Com isso se poderá monitorar os efeitos e os sintomas que esses bovinos, ou equinos, possam apresentar.
“Precisamos contar om a colaboração dos produtores que precisam acionar a secretaria e a CIDASC para que seja possível acompanhar a situação e evitarmos que esse problema aumente”, destacou o secretário de agricultura, Zequinha.
SINTOMAS DA DOENÇA
O médico da CIDASC informou que os primeiros sintomas da raiva são:
Não há cura para a doença, mas existem medidas de prevenção que são: Controle da população de morcegos hematófagos e a vacinação do rebanho contra a raiva.
“Por isso é muito importante que sejamos notificados para acompanharmos um caso ativo e assim podermos tomar medidas concretas e eficazes para a eliminação de um eventual foco de raiva”, destacou o veterinário Agnaldo Serafim
MORCEGOS
Existem três tipos de morcegos:
Apenas os hematófagos se alimentam de sangue, atacam os animais e transmitem a raiva. Eles são identificados por serem pequenos, não terem rabo, as presas são separadas e têm o pelo assemelhado ao dos ratos. Os locais de abrigo para esses morcegos são edificações abandonadas, ocos de árvores, bueiros ou grutas.