Confira a lista com leitos UTI Adulto para Covid-19 da região.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, confirma que não houve a renovação da contratação de leitos de UTI Covid-19 adulto junto à Secretaria de Saúde de Santa Catarina, pois não foi inserido no Mapa de Contingência do Estado, o qual definiu, baseado na *Portaria GM/MS n° 4.226 de 31 de dezembro de 2021, a lista de hospitais que permaneceria atendendo pacientes Covid em Unidades Intensivas.
Entre os hospitais da região na lista com leitos UTI Adulto para Covid-19 estão: Imbituba (10), (Içara (10), Criciúma (10) e Araranguá (10). Portanto, os pacientes internados no HNSC que precisarem de leitos de UTI Adulto para a doença estão sendo direcionados, via REGULAÇÃO, para estes hospitais. Dos 40 leitos disponibilizados na região hoje, a ocupação é de 26, não tendo ninguém em fila de espera.
*Portaria GM/MS n 4.226 de 31 de dezembro de 2021 (Dispõe sobre o procedimento para desmobilização e pagamentos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Covid-19 autorizados, em caráter excepcional e temporário, para o atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave S R AG / C o v i d – 1 9 )
Como funciona a regulação de leitos de UTI?
A Secretaria Estadual da Saúde realiza a regulação do acesso aos leitos de UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto por meio de uma central, que recebe a solicitação de uma vaga de UTI a partir do médico assistente de hospital que não possui leitos de terapia intensiva ou não dispõe de vaga no momento. A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda às necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.