Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Tubarão
29 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
21 °C
SAÚDE

Pfizer e BioNTech assinam acordo com Eurofarma para fabricação de vacina contra Covid-19

A Eurofarma começará a fabricar as doses prontas a partir de 2022. Produção anual deverá exceder 100 milhões de doses. Distribuição será exclusivamente para a América Latina.

Brasília - DF, 26/08/2021 16h00 | Atualizada em 26/08/2021 09h10 | Por: Redação | Fonte: G1
Profissional de saúde segura frasco da vacina da Pfizer contra Covid-19. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Pfizer e BioNTech anunciaram a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para fabricação local da vacina contra a Covid-19 e distribuição na América Latina. O Brasil já tem duas parcerias para produção de vacinas: Sinovac/Butantan e Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.

Segundo comunicado das empresas, a Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos. A fabricação das doses acabadas terá início em 2022 e todas as vacinas serão distribuídas exclusivamente na América Latina. "Em plena capacidade operacional, a produção anual deverá exceder 100 milhões de doses", disseram.

Para Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, o acordo vai permitir um acesso justo e equitativo à vacina.

“Todos – independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia, merecem acesso às vacinas contra a Covid-19 que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos – nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”, disse Bourla.

"A parceria de hoje é um passo importante para ampliar o acesso às vacinas na América Latina e além, expandindo nossa rede de fabricação global ”, completou Ugur Sahin, M.D., CEO e cofundador da BioNTech.

O comunicado não explica se o acordo vai permitir que o Brasil tenha mais vacinas disponíveis em 2022. Segundo as empresas, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente. A assessoria da Eurofarma confirmou que a produção das vacinas será feita no estado de São Paulo.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a obter registro definitivo no Brasil. Segundo dados do Localiza-SUS, o imunizante já foi aplicado em 17,5% da população, o equivalente a mais de 30 milhões de pessoas.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!