Terça, 24 de setembro de 2024
Tubarão
36 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
36 °C
19 °C
SAÚDE

Previna-se. Tuberculose é grave e pode matar

Nesta quarta-feira, dia 24, é lembrado para reflexão e causas da doença.

Tubarão - SC, 24/03/2021 07h30 | Atualizada em 23/03/2021 20h05 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Tubarão
ula-se que só no Brasil surjam 70 mil novos casos por ano, ocasionando cerca de 4,5 mil mortes. Foto Ilustrativa PMT

Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde propõe um dia para refletir sobre a tuberculose, uma das principais causas de óbito entre soropositivos e a primeira dentre as doenças infecciosas. A data é uma lembrança ao dia da descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, descrita por Robert Koch pela primeira vez em 1822.

Calcula-se que só no Brasil surjam 70 mil novos casos por ano, ocasionando cerca de 4,5 mil mortes. O tema da campanha de 2021 é “O tempo está passando”, uma forma solicitar mais comprometimento dos líderes governamentais e iniciativa privada, estimulando ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a doença até 2030.

A OMS considera a doença uma emergência global, agravada durante a pandemia, já que houve redução de pelo menos 25% no número de testes de tuberculose e, consequente, aumento de 13% da mortalidade.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Uma pessoa com tuberculose que não está em tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas no período de um ano,

Os sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite. Se você tiver alguns destes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!