A Prefeitura de Braço do Norte através do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações educativas nas unidades de saúde e nas empresas do Município onde estão instaladas as redes de armadilhas e pontos estratégicos.
Cerca de 280 alunos de Braço do Norte receberam na noite desta terça-feira, 22, seus certificados de conclusão do Projeto Agentes Mirins, realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e a Fundação de Meio Ambiente (Funbama).
O ato faz parte da Semana de Combate à Dengue, realizada pelo setor de Endemias entre os dias 21 e 25 de novembro. Em 2022, Braço do Norte registrou dois casos confirmados de Dengue, contraídos no próprio município, além de 13 focos do mosquito Aedes Aegypti.
O vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, representou o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, no evento. Também participaram da mesa de autoridades o secretário de Saúde, Sérgio Arent, a secretária adjunta Deisy Mattei, a secretária de Educação, Nívea Willemann Rocha, a chefe de Gabinete, Michelli Rech Fernandes Kniess, a representante da Fundação do Meio Ambiente (Funbama), Bruna Vieira e a representante do setor de Endemias, Cibele da Silva.
Os alunos, das escolas Matilde Niehues Philippi, Pedro Marcolino Gesser, Professor Antônio Rohden e Engenheiro Annes Gualberto, foram treinados para ter uma visão de agente de combate às endemias, sendo novos aliados ao combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika. As unidades escolares foram escolhidas por serem das regiões que apresentam maior número de focos do mosquito Aedes Aegypti.
Ações durante o ano
Além do Projeto Agentes Mirins, a Prefeitura de Braço do Norte através do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações educativas nas unidades de saúde e nas empresas do Município onde estão instaladas as redes de armadilhas e pontos estratégicos.
Também foram realizadas ações com todos os alunos do ensino fundamental com entrega de kits educativos para todas escolas de Braço Norte, incluindo estaduais e particulares, e mutirões de limpeza com parceria da Secretaria de Educação nos bairros onde existem unidades escolares.
O verão é uma estação favorável à proliferação do Aedes Aegypti, por isso, a equipe da Secretaria de Saúde está redobrando a atenção neste período. A dengue é uma doença grave, ainda sem vacina eficaz ou tratamento, somente podendo ser tratado os sintomas, sendo que a única forma de não contrair é a prevenção.