Outras quatro estão em risco moderado. Em dezembro, com a queda de casos, mapa chegou a ficar inteiro em azul, cor que indica a situação menos grave.
O mapa do coronavírus em Santa Catarina, divulgado neste sábado (22) pelo governo estadual, indiciou 13 regiões em risco alto para a doença, representado pela cor amarela, e outras quatro em risco moderado, na cor azul.
O Vale do Itapocú, que estava no nível moderado na semana anterior, teve piora na dimensão transmissibilidade e passou para risco alto, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Ao lado de outras 12 regiões, que se mantiveram na mesma situação, agora aparece em amarelo no mapa (veja abaixo a lista completa).
Já as regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê melhoraram os indicadores e foram classificados no nível moderado, ao lado do Alto Uruguai Catarinense.
Em dezembro, o mapa de risco chegou a ficar inteiro na cor azul, que representa o risco moderado e o menos grave da doença. A situação, vista pela primeira vez desde o início da pandemia, logo mudou com o aumento de casos de Covid-19. Entre 21 de dezembro e 21 de janeiro, 104.228 pessoas se contaminaram.
Na sexta-feira (21), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) enviou uma nota de alerta que recomenda o uso de máscaras, inclusive em ambientes abertos, para evitar a transmissão da variante ômicron do coronavírus.
Mapa de risco para coronavírus em SC — Foto: Governo estadual/Divulgação
Regiões em risco alto para Covid em SC
Regiões em risco moderado para Covid em SC
Entenda o mapa de risco
O mapa de risco do governo tem quatro níveis - o moderado (azul), alto (amarelo), grave (laranja) e gravíssimo (vermelho) - e avalia quatro índices: elevação do número de óbitos, transmissibilidade, número de exames processados e capacidade dos hospitais.
Semanalmente, o governo atualiza a situação de cada área do Estado. Com as mudanças das cores e condições, as regiões restringem ou flexibilizam regras de enfrentamento à Covid-19.
Situação da Covid-19 em SC
O governo de Santa Catarina divulgou crescimento de 4.343 no número de casos ativos na sexta-feira (22) em relação ao dia anterior. No mesmo boletim, foram acrescentadas 19 mortes. O estado acumula 1.349.546 casos confirmados de Covid-19 e 20.338 óbitos desde o início da pandemia.