As vacinas serão distribuídas para todo o Estado; veja orientações dos órgãos responsáveis sobre intervalo entre as doses
A distribuição da segunda remessa de vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade começa nesta terça-feira (18) em Santa Catarina. As 39.800 doses chegaram ao estado nesta manhã.
As doses serão enviadas para todo o estado, entre esta terça e quarta-feira (19), para as UDVEs (Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica).
Na Capital do Estado e nas cidades do litoral, a entrega será no período da tarde, de carro, ainda na terça-feira. Já no Meio-Oeste e Oeste, a entrega será feita de avião durante a manhã de quarta-feira.
Confira o cronograma de entrega e as quantidade de doses por munícipio:
Terça-feira (18)
Quarta-feira (19)
Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde) e a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina, a vacina contra a Covid-19 para o público pediátrico de 5 a 11 anos de idade não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias entre as doses da vacina contra o coronavírus e demais vacinas de rotina.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 15 de dezembro de 2021, a ampliação do uso da vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer, para aplicação em crianças dessa faixa etária.
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade deverá ser organizada em dois grupos:
Prioritário – crianças de 5 a 11 anos: com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial), portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19;
Geral – crianças de 5 a 11 anos de forma escalonada por faixa etária, da maior idade para a menor.
A partir das doses encaminhadas pela SES, os municípios devem organizar as estratégias de vacinação no seu território, de forma a atender o grupo elencado como prioritário e o grupo por faixa etária.