Aumento nos casos preocupa autoridades de saúde
Nesta quarta-feira, dia 28, Tubarão confirmou o primeiro caso de transmissão autóctone de dengue neste ano. Isso significa que a doença foi contraída na própria região, sem deslocamento para áreas com risco de transmissão. O Núcleo de Combate às Endemias e a Vigilância Epidemiológica atualizaram os dados dos focos do mosquito Aedes aegypti.
Foram identificados três focos este ano: um em Oficinas, outro no Centro e o mais recente na Vila Esperança. As notificações aumentaram de 62 para 102, e os casos confirmados subiram para cinco, sendo um autóctone e um alóctone. Há ainda 58 descartados e 39 sob investigação.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, enjoo, vômito, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Em caso de suspeita, procure um médico imediatamente.
Denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelos telefones (48) 3621-9051 e WhatsApp (48) 98419-7361, ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Também é possível fazer denúncias presenciais no Facilita Tubarão, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas.
#Dengue #Saúde #Tubarão