A primeira fase são aqueles com sindrome de down, a aplicação será na Apae.
A vacinação de pessoas com algum tipo de comorbidade começa amanhã em Capivari de Baixo. O público-alvo nesta fase inicial é de portadores de Síndrome de Down. A aplicação ocorre nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na avenida General Mendonça Lima, no Centro, das 8 às 10 horas.
A Vigilância Epidemiológica fica responsãvel por organizar a logística nesta nova etapa, assim como fez nas aplicações do imunizante aos grupos de Idosos, profissionais da saúde, população quilombola e funcionários de funerárias. Os laudos ou quaisquer outros tipos de documentos que comprovem a(s) comorbidade(s) são verificados no momento da vacinação.
Em seguida, receberão a primeira dose os cidadãos com Benefício de Prestação Continuada (BPC) - quem tem direito são pessoas acima de 65 anos ou o deficiente que comprove não ter meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. O total deste grupo ainda não foi definido, já que a Secretaria de Assitência Social possui o cadastro e irá repassar à Saúde. Depois, serão os portadores de HIV (vírus da imunodeficiência humana); pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; gestantes e puérperas. A ordem e as datas ainda não foram deifinidas.
Nesta tera-feira (11), ocorre a vacinação da última etapa da primeira fase da campanha, com a aplicação da dose inicial para idosos de 60 e 61 anos. São 471 capivarienses cadastrados e aptos nessas duas faixas etárias.