Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
SAÚDE

Vacinas contra Poliomielite Passam a Ser Aplicadas por Doses Injetáveis ​​em Todo o País

Medida do Ministério da Saúde visa ampliar acesso e prevenir o reaparecimento do vírus; UBS de Tubarão já aderem ao novo protocolo

Tubarão - SC, 06/11/2024 10h14 | Atualizada em 06/11/2024 10h14 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Tubarão - Departamento de Comunicação
imagem ilustrativa

Desde esta segunda-feira (4), as doses da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinhas”, foram substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP) — um imunizante aplicado por via injetável. A mudança, instituída pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do polivírus selvagem e evitar o surgimento de polivírus derivados vacinais (VDPV), além de facilitar o acesso da população à vacina.

A substituição da VOPb pela VIP foi discutida em reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações, com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com essa atualização, o calendário de vacinas contra a poliomielite fica assim:

2 meses : 1ª dose
4 meses : 2ª dose
6 meses : 3ª dose
15 meses : Reforço
Em Tubarão, a Secretaria Municipal de Saúde já aderiu à nova recomendação, com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicando as doses injetáveis ​​de acordo com o calendário.

Busca Ativa
As UBSs iniciaram uma ação de busca ativa para garantir que crianças com idade superior a um ano e três meses que já receberam um reforço da VOPb sejam convocadas para o reforço da VIP, conforme previsto no calendário vacinal. Esta busca ocorre através do cadastro avisado das crianças, com contato via ligação telefônica — não sendo abordadas por WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens.

Pais ou responsáveis ​​podem levar as crianças diretamente às UBSs com sala de vacina ou à Policlínica do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita. Para moradores de áreas onde não há sala de vacina, a orientação é procurar a unidade de referência mais próxima que oferecerá o serviço de imunização.

#Vacinação #Poliomielite #SaúdePública #VacinaInjetável #ProteçãoInfantil

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!