Consumidores são orientados a ficarem atentos a golpes que manipulam transações financeiras
Após uma consumidora relatar ter sido vítima de um golpe, onde uma compra de R$ 100,00 foi processada por R$ 4.100,00, o Procon emite um alerta sobre o golpe do display falso em máquinas de cartão.
Nesse golpe, o fraudador utiliza um mini display similar ao da máquina de cartão para ocultar o valor real da transação, induzindo o consumidor a pagar um valor muito superior ao esperado. Outra tática é a utilização de adesivos especiais que imitam um display genuíno, confundindo o usuário.
Esses golpistas frequentemente recusam pagamentos em dinheiro, insistindo em transações somente com cartão de crédito ou débito. Além disso, costumam inventar desculpas quando solicitado o comprovante de pagamento, como a falta de papel na máquina.
Para evitar cair nesse golpe, o consumidor deve estar atento a possíveis adulterações na máquina, nunca digitar a senha se não puder visualizar claramente o valor da transação, e utilizar serviços de alerta por SMS em seu cartão para identificar transações suspeitas.
Em caso de ser vítima do golpe, é fundamental comunicar imediatamente o banco para contestar a transação e, em seguida, registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia. O Procon está disponível para auxílio e registro de reclamações pelo telefone (48) 3621-9818, e-mail procon@tubarao.sc.gov.br, ou presencialmente na sede do órgão.
#Procon #GolpeDoDisplay #MáquinasDeCartão #SegurançaFinanceira