Equipes de Resgate no Local Enquanto Moradores Enfrentam Grande Risco
Uma rua se transformou em um 'rio de lama' na manhã desta sexta-feira (3) em Blumenau, no Vale do Itajaí. Imagens compartilhadas nas redes sociais, e confirmadas pelos bombeiros, mostram o deslizamento que atingiu casas.
Até as 13h20, o Corpo de Bombeiros do município estava no local ajudando os moradores a saírem das residências. Não há registro de feridos.
A região do Vale do Itajaí é atingida por chuvas volumosas por conta da frente fria associada ao ciclone extratropical que passa pelo estado. Ainda pela manhã, duas pessoas ficaram feridas depois de um deslizamento de terra derrubar uma casa de madeira.
Além do Vale, cidades do Oeste e Sul também têm estragos por conta da chuva. Trechos de rodovias foram interditadas e bombeiros atendem ocorrências de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores (leia as ocorrências mais abaixo).
Na quinta (2), o estado já havia registrado problemas por conta do mau tempo. Desde o início de outubro, sete pessoas morreram em ocorrências relacionadas ao desastre climático no estado, que registrou estragos de mais de 1,2 bilhão.
Além de Blumenau, Benedito Novo também registra ocorrências por conta da chuva nesta manhã. Um deslizamento de terra atingiu a parte lateral e fundos da residência. Ninguém se feriu, mas moradores foram orientados a deixar a residência por conta da possibilidade de novos deslizamentos.
Benidito Novo, no Vale do Itajaí, onde houve deslizamento de terra nesta manhã — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta trechos da BR-282, entre os trevos de Maravilha e o trevo de acesso a Iraceminha, registraram deslizamentos e quedas de árvores (imagem abaixo).
BR-282, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta sexta-feira — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Ainda não há informações sobre feridos e os bombeiros não repassaram detalhes sobre a ocorrência. Equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar também estão no local.
Imagens compartilhadas pela página Diarinho de Blumenau revelam a aflição dos moradores, inclusive com gritos, mostrando o exato momento em que houve parte da grande queda de barreira.
Em Saudades e Palmitos, também no Oeste, bombeiros atendem ocorrências de deslizamentos de terra e quepa de árvore. Em Ponte Serrada e Xanxerê foram registrados alagamentos pontuais.
Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, nesta manhã de sexta-feira — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Criciúma, no Sul, o vento causou a queda de uma grande árvore que bloqueou a Rua Rosita Danovith Finster, por volta das 4h30. Os bombeiros foram acionados para desobstruir o local (imagem abaixo).
Criciúma, no Sul de Santa Catarina, nesta manhã de sexta-feira — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
#DeslizamentoDeTerra #Blumenau #Emergência #Segurança #Resgate