Segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
13 °C
SEGURANÇA

Golpistas se passam por médicos para extorquir pacientes em Santa Catarina

Secretaria de Estado da Saúde alerta para tentativas de golpe com cobrança indevida por procedimentos médicos

Tubarão - SC, 03/09/2024 10h12 | Atualizada em 03/09/2024 10h12 | Por: Redação | Fonte: Sul Agora
imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina emitiu um alerta sobre um novo golpe que vem ocorrendo nos hospitais públicos do estado. Supostos profissionais de saúde têm feito ligações telefônicas para pacientes ou seus familiares, exigindo o pagamento de uma quantia em dinheiro via Pix para a realização de procedimentos médicos.

As denúncias apontam que os golpistas possuem acesso a informações dos prontuários médicos, oferecendo serviços de aceleração de atendimento ou realização de procedimentos em troca de dinheiro. No entanto, a SES reforça que todos os serviços médicos nos hospitais públicos do estado são integralmente gratuitos, custeados pelo Governo de Santa Catarina e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Oferta para acelerar atendimento é golpe

A corregedora da SES, Flora Paulesky Juliani de Arruda, destacou que "alguns familiares têm reportado receber ligações com informações dos prontuários médicos dos pacientes e são oferecidos os serviços de aceleração de atendimento ou de realização de procedimentos. Isso é um golpe!". Ela enfatiza que os prontuários são sigilosos e protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo acessíveis apenas mediante pedido formalizado pelo próprio paciente ou com autorização judicial.

Golpes também atingem hospitais

Além de extorquir pacientes, os golpistas também têm tentado enganar os próprios hospitais, ligando para as unidades de saúde e se passando por membros da Corregedoria da SES ou médicos de outros hospitais, na tentativa de obter informações sigilosas dos pacientes internados. A SES já está investigando essas atividades criminosas e atuando para proteger tanto os servidores quanto os pacientes.

A SES orienta que qualquer pessoa que receba ligações suspeitas denuncie imediatamente à Polícia Civil de Santa Catarina, através do registro de boletim de ocorrência online ou pelo canal de comunicação no número 181. Também é importante informar à Corregedoria da SES para que as devidas providências sejam tomadas.

#SantaCatarina #Golpe #Saúde #Segurança #LGPD #HospitaisPúblicos #SUS #Atenção

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!