Em nota a empresa ressaltou que não houve vazamento e sim uma reação química dentro de galão.
Mais de 20 colaboradores foram encaminhados para o Hospital devido a intoxicação. Foto: Divulgação O Corpo de Bombeiros Militar de Braço do Norte atendeu uma ocorrência de princípio de vazamento de produto químico em uma empresa na Rua Vereno Fortunato Coan, Bairro Rio Bonito, em Braço do Norte, ontem.
Os trabalhadores informaram que houve vazamento de produto químico CLORITO DE SÓDIO. Ao chegar no local os bombeiros foram abordados por uma funcionária, relatando que a empresa já havia sido total mente evacuada.
Os bombeiros realizaram a triagem dos funcionários sendo necessária a condução ao Hospital Santa Teresinha de quatro funcionários que apresentaram sintomas de entoxicação e mal-estar (dois conduzidos pelos Bombeiros de Braço do Norte e dois pelos Bombeiros de São Ludgero).
Segundo informações de funcionários da própria empresa, outras vinte (20) pessoas já haviam sido conduzidas ao hospital por populares. Os Bombeiros realizaram ainda o isolamento do local.
Em nota a empresa Global Casing, esclareceu que diante das especulações decorrentes do acidente ocorrido, em que alguns colaboradores foram hospitalizadas por intoxicação, esclarece que:
1 - Não houve "vazamento de produto químico". Esclarecemos eu não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos. Após inspeção das circunstancias do acidente, apurou-se que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente.
2 – Esclarecemos que a empresa tomou todas as medidas necessárias para garantir a integridade física dos colaboradores, interrompendo a sua produção e evacuando todos do local, prestado os primeiros socorros e acionado também as unidades móveis de saúde e corpo de bombeiros, vindo os trabalhadores afetados a ser, posteriormente, encaminhados, atendidos e tratados pelo Hospital Santa Terezinha, onde alguns colaboradores ainda permanecem em observação, mas já sem risco iminente, sendo os mesmos liberados à medida que verificada a melhora de seu quadro.
3 - Esclarecemos que não houve necessidade de condução para hospitais com UTI.
4 - O SESMT/ Serviço de Segurança do Trabalho foi acionado, tendo acompanhado os trabalhadores atendidos no hospital, executado a verificação das causas do acidente, de modo a garantir que o incidente em questão não volte a ocorrer, oportunidade em que esclarecemos que o referido fato é o primeiro ocorrido em muitos anos de atividade da empresa, visto que a Global Casing sempre primarou pela saúde e integridade de todos seus colaboradores.
5 – Por oportuno, registramos que a Empresa Global Casing está despendendo toda atenção e auxílio necessário aos seus colaboradores, inclusive designando funcionários para fazer o acompanhando da evolução clinica de cada um junto ao hospital durante o período em que lá se encontram.
Sem mais,
A Direção da Empresa.
SESMT - Serviço de Segurança do Trabalho.