A menina e os pais foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para providenciar os cuidados especializados.
No dia 26 de fevereiro de 2022, por volta da 01h, chegou ao quartel do 5° Batalhão de Polícia Militar, a senhora A.C.A., 29 anos, e o senhor W.W.F.A, 33 anos, carregando sua filha, L.A.A de 2 anos, pedindo por socorro, pois a criança estaria em processo de engasgamento.
Imediatamente, o Sgt PM Márcio Cardoso Xavier, que estava de serviço na guarda do 5° BPM, iniciou a manobra de heimlich, o Aspirante a Oficial PM Edson da Silva Júnior, que estava saindo de serviço ouviu os gritos de socorro da mãe, também, imediatamente, foi em auxílio, passando a realizar a manobra de heimlich na criança, a qual estava em avançado processo de engasgamento.
Passado algum tempo aplicando a manobra, finalmente, conseguiu-se desobstruir as vias aéreas da criança, a qual começou a chorar.
A Sargento Gisele Aparecida Monteiro e a Cb Débora, estavam chegando no quartel para assumir serviço na Central Regional de Emergência (CRE), prestaram auxílio para conduzir, com a devida urgência, o Aspirante Júnior, a menina e os pais para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para providenciar os cuidados especializados necessários.
Toda a ação foi filmada pelas câmeras de videomonitoramento do 5° BPM.