Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Tubarão
33 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
33 °C
22 °C
SEGURANÇA

Menino morreu após engolir apito em SC

Matheus teve parada cardiorrespiratória após engolir o objeto e ficou internado em estado grave por 6 dias. O velório e sepultamento do menino está previsto para ocorrer neste sábado.

Navegantes - SC, 19/02/2022 16h57 | Por: Redação | Fonte: g1sc

A mãe do menino de 7 anos que engoliu um apito e morreu na noite de quinta-feira (17) lamenta a perda do filho e se emociona ao lembrar dele e da decisão em doar os órgãos para salvar outras vidas. Matheus de Oliveira ficou internado durante seis dias em estado grave no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí, Litoral Norte. O sepultamento do menino está previsto para ocorrer às 17h deste sábado (19) Cemitério Machados, em Navegantes.

Segundo Tieli Costa de Oliveira, a família tinha esperança de que o quadro de saúde dele se revertesse. O menino teve a morte cerebral confirmada pelos médicos.

"Quando foi feito o exame que detectou que ele não tinha mais vida no cérebro, a gente decidiu doar os órgãos. Porque não adiantaria ficar 30 dias sofrendo e sabendo que ele não iria voltar. E se de alguma forma ele conseguisse salvar outras vidas, seria um conforto", disse Tieli.

Brincalhão e esperto, segundo a mãe, Matheus gostava de ajudar. Há duas semana, Tieli conta que o filho viu uma capivara presa em um bueiro e só "parou" quando o animal foi resgatado pelos bombeiros.

"Quem conviveu com o Matheuzinho sabe o tamanho de coração dele, de ajudar o próximo. Era carinhoso e cuidadoso. Vai deixar muita saudade, meu Deus", disse a mãe emocionada.

'Foi tudo muito rápido'

 

Tieli relembra que o acidente com o filho ocorreu rapidamente. Segundo ela, ele estava com um amigo brincando em frente à casa da família.

"Não sei dizer se o apito era daqui de casa ou se ele pegou com amigos ou da rua. As crianças disseram que ele estava com o apito na boca soprando e de repente ele engoliu. E logo começou a pedir socorro", relembrou.

A mãe conta que o primeiro adulto a perceber a situação foi o vizinho, uma vez que ela e o marido estavam dentro de casa.

Criança brincava com um apito quando engoliu o objeto — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal

Criança brincava com um apito quando engoliu o objeto — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal

 

"Ele veio correndo chamar a gente e no desespero levamos ele direto para os bombeiros. Foi tudo muito rápido. Quando chegamos lá os bombeiros já estavam prontos e começaram a fazer o processo", disse.

"Foram dias difíceis. A gente tinha muita esperança e fé que daria certo, mas infelizmente não deu. Agora é conviver com a dor", afirmou.

Acidente

O caso aconteceu no sábado (12) em Navegantes.

Segundo os bombeiros, o menino engoliu o objeto plástico, que tinha cerca de dois milímetros de espessura e cerca de três centímetros de comprimento.

O apito "provavelmente era de um brinquedo infantil", informaram os socorristas.

Pedido de ajuda

Criança ficou sem respirar após engolir o apito em Navegantes (SC) — Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois homens buscaram ajuda no quartel da unidade por volta as 16h30 de sábado. O pai relatou que menino havia engolido um apito e ficou inconsciente.

A equipe médica do local começou com o procedimento de reanimação do garoto, enquanto os socorristas do helicóptero Arcanjo-03 se preparavam para assumir o atendimento.

Durante a manobra, o menino expeliu o apito. Ele foi levado ao hospital em seguida onde foi internado.

A Polícia Civil informou que até as 16h de quinta-feira (17), a ocorrência não foi registrada na delegacia do município.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!