Barco vira ao tentar sair da Barra de Laguna; tripulação escapa ilesa graças a treinamentos prévios
Dezessete pescadores de Itajaí passaram por um grande susto na madrugada desta quinta-feira (4) enquanto tentavam retornar ao Litoral Norte de Santa Catarina, saindo da Barra de Laguna. Durante a manobra de saída, o barco Primavera XVI enfrentou dificuldades devido ao mar agitado e acabou batendo em um banco de areia. A rede pesada do barco desequilibrou a embarcação, que virou e naufragou, conforme informado pelo IDP.
Segundo o Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), a tripulação descarregou o barco e esperou a maré subir para sair da Barra de Laguna. Porém, uma onda atingiu o barco lateralmente durante a saída, fazendo com que a rede escorregasse para o mar e virasse a embarcação devido ao peso.
Apesar do susto, a tripulação conseguiu colocar em prática os procedimentos aprendidos em treinamentos para emergências e saiu ilesa. O armador já acionou o resgate para retirar a embarcação e o petrecho de pesca da água, acompanhando de perto a situação.
A Barra de Laguna tem sido desafiadora para as embarcações, com muitos bancos de areia e ondulações significativas, especialmente em dias agitados, o que representa riscos para a navegação tanto na entrada quanto na saída do Porto de Laguna.
#Naufrágio #Pescadores #Itajaí #BarraDeLaguna #SegurançaMarítima