Polícia Civil e Polícia Militar se unem em ação conjunta para desbaratar esquema de lavagem de dinheiro e tráfico
Uma manhã de reviravoltas e ações decisivas abalou a tranquilidade dos bairros Arroio e Centro, em Imbituba, nesta terça-feira, dia 15. Seis integrantes de uma facção criminosa foram surpreendidos pelas forças da Polícia Civil e Polícia Militar na "Operação Car Wash", uma investida que marca um duro golpe no crime organizado. O alvo da operação eram indivíduos investigados por lavagem de dinheiro, cujo modus operandi envolvia o tráfico de entorpecentes.
Na investida policial, para além das seis prisões, uma vasta quantidade de itens foi apreendida, evidenciando a extensão do esquema criminoso. Cerca de R$ 70 mil em dinheiro, 13 veículos, incluindo uma motoaquática, três armas de fogo e munições foram confiscados. Esses recursos ilícitos eram canalizados para contas bancárias dos criminosos e de seus familiares, alimentando um ciclo de investimentos em casas, carros de luxo, substâncias entorpecentes e armamentos letais.
O desmantelamento desse complexo esquema de lavagem de dinheiro foi fruto de 15 meses de meticulosa investigação, revelando as entranhas obscuras da criminalidade. As autoridades desvendaram que a facção utilizava uma empresa com base em Viamão (RS) para compra e venda de veículos, com transações que abrangiam mais de 50 integrantes e totalizavam uma movimentação financeira criminosa de R$ 17 milhões em um período de 12 meses. A atividade ilícita da empresa, que contabilizou mais de 180 veículos em seu registro, ocorria sem declarações de faturamento ao fisco.
A "Operação Car Wash", desencadeada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, representou uma mobilização de grande escala, envolvendo 380 policiais e abrangendo múltiplas cidades, incluindo Viamão, Novo Hamburgo, Garibaldi, Sarandi, Santo Ângelo, Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Estância Velha e, claro, Imbituba. O conjunto de medidas cautelares executadas durante a operação, que incluiu mandados de prisão, busca e apreensão, além de bloqueios de ativos financeiros, sinaliza o comprometimento das autoridades em enfrentar de frente a criminalidade organizada.
#OperaçãoCarWash #PrisõesCriminosos #LavagemDeDinheiro #Tráfico #SegurançaPública