Unidade especializada em crimes cibernéticos apreende material em São Ludgero, Florianópolis e São José
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, dia 29, a "Operação CPD 2”, que visa combater o abuso sexual infantojuvenil em Santa Catarina. Uma pessoa foi presa em flagrante e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Ludgero, Florianópolis e São José.
As investigações iniciaram neste ano, após o recebimento de informações repassadas pela Policia Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infanto-juvenil.
Em cumprimento aos mandados de busca e apreensão expedidos, foram apreendidos notebooks, memórias externas e aparelhos celulares. Todo o material passará agora por perícia, para posterior análise e remessa às Promotorias de Justiça para a apuração da responsabilidade penal dos envolvidos.
O nome da operação é uma sigla em inglês para "Children Protection Day", que significa "Dia de Proteção às Crianças". Esta é a segunda edição da operação, que em 2023 ocorre na semana do Dia Estadual de Combate à Violência e a Exploração Sexual Infantil.
A ação foi deflagrada pela unidade especializada em investigações de crimes cibernéticos CyberGaeco, composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Penal.
#OperaçãoCPD2 #CombateAbusoInfantil #GaecoSantaCatarina #ProteçãoÀsCrianças