Ação envolveu equipes de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte; bombeiros também enfrentaram risco durante salvamento
Uma operação de grande complexidade, que durou cerca de 12 horas, mobilizou o Corpo de Bombeiros de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte entre a noite de sábado (23) e a manhã de domingo (24), em Orleans. Três homens ficaram presos em uma área de difícil acesso, no bairro Brusque do Sul, após acamparem às margens de um rio e serem surpreendidos pela forte correnteza provocada pela elevação repentina do nível da água.
A ocorrência iniciou por volta das 22h30 de sábado, quando os bombeiros foram acionados. Dois homens foram resgatados ainda na madrugada, apresentando sinais de hipotermia. O terceiro, no entanto, permanecia em um ponto crítico entre pedras e árvores, o que dificultou o acesso.
Durante a tentativa de alcançá-lo, o cabo Figueiredo, de Orleans, acabou sendo arrastado pela força da água, mas conseguiu alcançar a margem com segurança. Na sequência, uma equipe de São Ludgero levou a viatura AR-147 para apoiar a operação. O sargento Sampaio tentou lançar cabos diversas vezes, mas, ao entrar na água, também foi levado pela correnteza, abrigando-se em uma toca até receber auxílio.
Com o uso de um caminhão ABTR-110, que possibilitou o transporte de um bote até o local, os bombeiros que estavam ilhados foram retirados. O bombeiro Diego, de São Ludgero, conseguiu lançar um cabo ao sargento Sampaio, permitindo o seu resgate em segurança.
Na manhã de domingo, o trabalho contou ainda com o reforço de equipes de Braço do Norte e com o apoio aéreo dos helicópteros Sarasul e Arcanjo. A terceira vítima foi retirada do local por meio de resgate aéreo e passa bem.
#Orleans #CorpoDeBombeiros #Resgate #OperaçãoDeSalvamento #SãoLudgero #BraçoDoNorte #HelicópteroArcanjo #DefesaCivil