Polícia Civil realiza busca e apreensão em 24 locais ligados a vistorias de veículos e apura possível prática de associação criminosa e crimes contra a ordem econômica.
Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a Polícia Civil deu início à operação "Decalque", uma ação voltada para investigar empresas de vistoria de veículos credenciadas pelo Detran/SC, especialmente na região sul do país.
Durante a operação, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Florianópolis, São José, Antônio Carlos, Itapema, Ilhota, Laguna, Tubarão, Criciúma, Forquilhinha, Capivari de Baixo, Santa Rosa do Sul, São Joaquim, Campo Alegre e Rio de Janeiro.
A investigação, iniciada em julho de 2022, é conduzida pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da DEIC. O foco está em apurar crimes contra a ordem econômica e associação criminosa.
No centro das investigações estão um casal de empresários do setor de vistoria veicular. Eles são suspeitos de praticar "dumping", ao estabelecer preços abaixo do mercado para eliminar a concorrência e, posteriormente, monopolizar o serviço na região.
Além disso, a investigação revelou um grupo empresarial envolvido em um esquema de cartel, criando uma empresa de vistoria para dominar o mercado em todo o estado, coordenando os preços.
A operação contou com cerca de 90 policiais, apoio das Delegacias Regionais e do GAECO, além de participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A investigação continua para confirmar as informações e concluir o Inquérito Policial.
#OperaçãoDecalque #InvestigaçãoVistoriasVeiculares #OrdemEconômica #AssociaçãoCriminosa