Caso foi registrado na tarde desta quinta-feira, dia 6, no bairro Alvorada
Bebê de um mês que se engasgou com muco foi salvo por policiais militares da radiopatrulha na tarde desta quinta-feira, dia 6, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo. Segundo a mãe da criança, quando percebeu que o filho havia se engasgado, ligou para o número 190. Ela foi orientada por telefone a fazer a manobra Heimlich para desengasgo, mas não conseguiu sozinha.
"Estava desesperada. A viatura chegou muito rápido, então entreguei meu filho na mão da policial, ele já estava desmaiado, desacordado. Ela fez o procedimento e trouxe meu filho de volta, foi onde ele chorou", lembrou a mãe, que não teve a identidade revelada pela guarnição.
A cabo Karina falou sobre a ação. “A mãe entregou a criança nos meus braços já desfalecida, fiz a manobra, efetuei alguns tapinhas nas costas da criança e ela chorou. Depois fiquei monitorando até a chegada do Corpo de Bombeiros para prestar a assistência necessária”, relatou.
A mãe agradeceu a cabo Karina e o soldado Fernandes pela agilidade no atendimento e por salvarem seu filho. Ambos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão.
O que fazer nestes casos?
Segundo a Polícia Militar, as ocorrências envolvendo crianças engasgadas são comuns e é importante que os pais ou responsáveis aprendam a fazer o procedimento para uma eventual urgência.
"Quem passar por esse tipo de situação deve, primeiramente, manter a calma e tentar colocar a criança de bruços sobre o antebraço, com o braço levemente abaixado, com a cabeça da criança apontada para baixo levemente e dar alguns tapas nas costas da criança de maneira que auxilie no desengasgo dela", diz a nota da PM.
É importante entrar em contato com as equipes de socorro o mais rápido possível. Para esse tipo de atendimento, a população pode ligar para o 190, telefone da PM ou também para o 193 do Corpo de Bombeiros.