Equipes trabalham para minimizar impacto ambiental após acidente com embarcação no Sul de SC
A SCPAR Porto de Imbituba e o Porto de Laguna foram acionados pela Polícia Militar Ambiental e pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para auxiliar nos trabalhos de rescaldo do acidente com uma embarcação no Sul do estado, ocorrido no último dia 4 de julho.
Devido ao vazamento de óleo combustível, as equipes estão atuando para minimizar possíveis impactos ambientais. O barco Primavera XVI, uma traineira com 17 pescadores de Itajaí, sofreu o acidente na Barra da Lagoa de Santo Antônio. Felizmente, a tripulação conseguiu sair ilesa do incidente.
Logo após o ocorrido, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna acionou a equipe SAR (Busca e Salvamento) para realizar uma inspeção no local. Em resposta, o Porto de Imbituba, em conjunto com o Porto de Laguna, enviou uma equipe especializada composta por cinco profissionais para apoiar os trabalhos iniciados pela Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e pelo IMA.
A equipe portuária de Imbituba utilizou barreiras de contenção e boias absorventes, materiais usados nas rotinas diárias do porto, para auxiliar nas ações de estancamento e mitigação dos danos causados pelo vazamento de óleo.
Uma nova análise do ambiente e a dispersão mecânica do óleo derramado estão previstas. Além do envio da equipe, a Autoridade Portuária de Imbituba colocou sua infraestrutura e expertise à disposição para auxiliar no acidente ocorrido.
O Acidente
No dia 4 de julho, devido ao mar agitado, a embarcação Primavera XVI colidiu com um banco de areia na saída do Porto de Laguna, resultando no vazamento de óleo combustível. O acidente ocorreu nas primeiras horas do dia, quando o barco estava partindo com destino ao Litoral Norte catarinense. A tripulação do barco realizou todas as ações previstas para a situação e conseguiu sair ilesa.
#PortoDeImbituba #PortoDeLaguna #VazamentoDeÓleo #AcidenteMarítimo #MeioAmbiente #Rescaldo #SegurançaAmbiental #EquipeSAR