Governo do Paraná confirmou uma morte causada pelo deslizamento e criou Gabinete de Crise para gerenciar a tragédia
Em coletiva no fim da manhã desta terça-feira (29), o governo do Paraná divulgou as primeiras informações oficiais sobre o deslizamento na BR-376, em Guaratuba, perto da divisa com Santa Catarina.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Wagner Mesquita, um Gabinete de Crise foi instalado pelo governo a fim de reunir os órgãos de segurança para planejar e executar trabalhos no local.
“O trabalho de lidar com os deslizamentos, retirada de eventuais vítimas, atendimento aos feridos e estudos de impacto para evitar novos deslizamentos será de longo prazo. Vamos fazer com parcimônia e técnica para evitar novas vítimas”, afirmou.
Por causa do solo encharcado e da chuva contínua, existe o risco de novos deslizamentos, o que coloca os bombeiros e os demais profissionais que participam da operação em perigo. Mais de cem agentes, entre bombeiros e policiais do Paraná e de Santa Catarina, participam da força-tarefa.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, seis carretas foram visualizadas no local e os bombeiros trabalham com a ideia de que há de dez a 15 carros na área que sofreu o deslizamento.
Em relação às vítimas, Vasco informou que há a confirmação de uma morte. Já um homem foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital São José, em Joinville, de onde recebeu alta na manhã desta terça (29).
“A área é extremamente crítica e o atendimento será altamente especializado no local”, disse Vasco. O deslizamento ocorreu por volta das 19h de segunda-feira (28), quando os veículos formavam uma fila no local devido a outra queda de barreira que havia ocorrido horas antes.