Golpistas têm como alvo estabelecimentos comerciais em Tubarão, utilizando telefonemas e mensagens para extorquir proprietários
A Vigilância Sanitária de Tubarão enfrenta mais uma série de tentativas de golpe envolvendo estabelecimentos comerciais na cidade.
Diversos setores, incluindo farmácias, salões de beleza, cabeleireiros e mercados, têm sido alvo dos golpistas. Eles entram em contato por telefone e se fazem passar pela Vigilância, informando aos proprietários que seus estabelecimentos estão em situação irregular e sujeitos a multas. Os golpistas alegam que, para evitar uma suposta inspeção, os proprietários devem efetuar um pagamento específico, utilizando diversas formas de comunicação, como ligações telefônicas, mensagens de WhatsApp, links e outros.
Este já é o terceiro registro de casos semelhantes somente este ano. Entretanto, várias reclamações e denúncias têm surgido nas redes sociais e na imprensa local, levando a Vigilância a emitir este alerta à comunidade.
É fundamental que tanto a população quanto os comerciantes estejam alertas e cientes de que a Vigilância Sanitária não realiza esse tipo de ação. Para contatar o órgão, é necessário apresentar uma denúncia por meio de telefone ou pelo Protocolo Web, disponível na página da prefeitura na internet, para que o problema seja oficialmente registrado e, posteriormente, verificado.
As inspeções da Vigilância Sanitária são sempre realizadas pessoalmente e sem aviso prévio aos comerciantes denunciados. Portanto, caso você seja proprietário de um estabelecimento comercial e receba qualquer ligação que alegue ser da Vigilância Sanitária, é aconselhável que desconfie imediatamente e denuncie o incidente à polícia pelo número 190 ou diretamente à Vigilância pelo telefone (48) 3621-9615, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.