A inauguração contou com a presença de autoridades e com apresentação cultural. Voltados ao desenvolvimento dos educandos, os dois espaços receberam recursos do SC Mais Inclusiva, do Governo do Estado
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tubarão inaugurou nesta quarta-feira (22), dois novos espaços que receberam recursos do SC Mais Inclusiva, programa do governo do Estado para investimentos em projetos ligados à educação especial, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial.
O Laboratório de Informática e a Academia Adaptada foram os projetos contemplados no programa, totalizando cerca de R$ 168 mil em recursos investidos. “O diferencial deste programa foi atender demandas específicas de cada instituição contemplada. Na APAE de Tubarão, todas as demandas buscam a formação do educando como cidadão. Entre as diversas necessidades, os dois projetos possibilitarão a inclusão e a prática da informática, bem como a promoção da qualidade de vida e saúde através de uma academia adaptada”, afirmou a presidente da instituição, Leila Saleh Goulart.
A inauguração contou com a presença de autoridades e com a apresentação cultural de educandos da APAE. No Laboratório, o investimento contempla 13 computadores, 5 notebooks, 5 tablets, 1 home theater, 3 impressoras, 3 mouses big trackball, caixas de som e fones de ouvido, todos com configuração avançada. A estrutura que já contava com uma lousa digital, é voltada a tornar o processo de aprendizagem ainda mais interativo e lúdico.
“Os trabalhos no Laboratório acompanham o planejamento pedagógico em sala de aula, com atividades de navegação em sites educativos, jogos para memorização, prática da coordenação motora fina, jogos de tabuleiro, raciocínio lógico de Matemática, Língua Portuguesa, sempre em parceria com os professores curriculares”, explica o professor de Informática Educativa, André Fregnani de Souza.
A Academia Adaptada conta com equipamentos de musculação, além de esteira e bicicletas ergométricas, devidamente adaptados para garantir a segurança dos educandos. “Este espaço vem atender em parte, a necessidade de atividade física funcional diária, favorecendo os educandos, contribuindo com as limitações físicas e maior desenvolvimento”, completa a presidente.
A APAE de Tubarão aguarda ainda a liberação de recursos para outros projetos aprovados, que serão destinados à reforma da Clínica de Reabilitação. Hoje, a entidade tem 483 educandos, sendo 28 inseridos no mercado de trabalho.