As unidades passarão, nas próximas semanas, por uma limpeza geral e pequenas reformas, além de higienização .
As aulas nas 14 unidades municipais de ensino de Capivari de Baixo (nove CEIs e cinco escolas) começam daqui a 26 dias. Os professores retornam suas atividades no próximo dia 3, e os estudantes, no dia 7 de fevereiro.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marinélia Bonelli Fernandes, serão 200 dias letivos ou 800 horas-aula. As unidades passarão, nas próximas semanas, por uma limpeza geral e pequenas reformas, além de higienização de todos os ambientes e materiais para que os cerca de 2,8 mil estudantes matriculados possam ser recebidos com a maior segurança possível, principalmente neste momento de enfrentamento à proliferação do vírus da Covid-19. O uso de máscaras seguirá obrigatório.
A maior parte dos adolescentes capivarienses (12 a 17 anos) já foi vacinada. Entre fevereiro e março, o governo federal deverá liberar a imunização das crianças de 5 a 11 anos, fortalecendo o combate à pandemia. Todos os professores da rede municipal já estão com seu ciclo imunizatório completo, assim como os demais profissionais da área administrativa das escolas, creches e Secretaria.
Hoje, um Centro de Educação Infantil (CEI) já atende a 130 crianças de 0 a 3 anos, o Maria de Lourdes Pereira Fernandes, na esquina da avenida General Osvaldo Pinto da Veiga e rua da Liberdade, próximo ao Parque Ambiental Encantos do Sul. Trinta e um funcionários atuam na Colônia, aberta das 7h às 19h. O CEI está atualmente sob a coordenação das diretoras Josilane Firmino e Joice Carvalho Luiz.
Os Centros de Educação Infantil podem receber crianças de até 3 anos, depois, as escolas atendem no Pré I e Pré II (4 e 5 anos) - são aproximadamente 500 estudantes. As unidades Santo André (bairro homônimo), Vitório Marcon (Ilhotinha), Pequeno Polegar (Vila Flor), Dom Anselmo Pietrulla (Santa Lúcia) e Stanislau Gaidzinski Filho (Centro) oferecem também o Ensino Fundamental I e Fundamental II - mais 1,6 mil alunos.