Na escola Santo André, em Capivari de Baixo, a ideia foi da professora Karine Medeiros.
A Escola Santo André, em Capivari de Baixo, que concentra hoje um dos maiores contingentes de estudantes estrangeiros atendidos em unidade de rede pública de ensino da Amurel, 34, todos imigrantes venezuelanos, passa a adotar, a partir desta segunda-feira (30), o Hino Nacional da Venezuela também como atividade oficial.
Foi a primeira vez que o grupo cantou o Hino Gloria al Bravo Pueblo (Glória ao Bravo Povo) no local. A Secretaria Municipal da Educação decidiu, no início do ano, que, em alusão às comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Capivari de Baixo, cerca de 1,6 mil estudantes de cinco escolas cantam o hino capivariense e do Brasil todas as segundas-feiras.
O Hino Nacional da Venezuela foi oficializado pelo ex-presidente Antonio Guzmán Blanco, no dia 25 de maio de 1881. A letra foi escrita pelo poeta, médico e revolucionário Vicente Salias, por volta de 1810, como parte de um canto patriótico.
A ideia de incorporar o hino internacional foi da professora Karine Medeiros. Portanto, a partir de agora, a Gloria al Bravo Pueblo será tocado uma vez por mês na escola, além claro, das semanas tradicionais com o Hino Nacional Brasileiro. “Hoje, foi o contato inicial dos nossos alunos brasileiros com o Hino da Venezuela. Logo após, ouvimos um poema, em espanhol, declarado pelas estudantes Johannys Valentina Rivero Amparo e Nelkeilys Nohemi Rivero Narváez”, sublinha a diretora da Santo André, Cláudia da Rosa Nascimento Lopes.
A secretária da Educação, Marinélia Bonelli, e integrantes do Departamento de Ensino prestigiaram o ato. Toda semana é uma turma que fica responsável em organizar o hino e ler um poema, então foi decidido também envolver ainda mais esta cultura venezuelana. Os próprios estudantes estrangeiros que pesquisaram e distribuíram a letra original para os outros alunos acompanharem. “Foi uma coisa muito linda e uma intensa troca de respeito, disciplina e amor”, emenda Cláudia.
Atualmente, cerca de 240 estudantes da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) estão matriculados na Escola Santo André, uma das mais tradicionais de Capivari de Baixo.