Depois de passar pela fase estadual, Rebeca Lunardi Bublitz, vai representar o estado em nível nacional.
A participação da aluna Rebeca Lunardi Bublitz, de Braço do Norte, no 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas - Superintendência Estadual dos Correios de Santa Catarina, foi incentivada pela professora Vanessa Terezinha da Silva Almeida, da Escola de Educação Básica Dom Joaquim. O resultado não poderia ser melhor, com o tema "Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19", a estudante foi a primeira colocada em todo estado e agora vai participar da etapa nacional em Brasília.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
Segundo a professsora Vanessa, a estudante usou a prórpia experiência e o que passou durante este período de pandemia para escrever a carta. "Eu avisei que ela participaria do concurso e informei o tema. Aí a Rebeca utilizou a criatividade, e expressou as angústias e esperanças neste tempo de pandemia. Toda redação foi feita pela aluna sem nenhuma mediação ou correção", afirma Vanessa.
Rebeca é uma das alunas da AEE de Altas Habilidades/Superdotação da escola, a professora Vanessa revela que falta palavras para expressar o sentimento de saber que os alunos estão em franco desenvolvimento. "Quando recebi a ligação da coordenadora dos correios na sexta-feira contando que a Rebeca havia ficado em primeiro lugar na etapa estadual fiquei em estase, não sabia nem o que falar pra ela, apenas agradecia. Tenho muito orgulho de todos os meus alunos, mas quando esse tipo de coisa acontece meu coração se enche de alegria e felicidade por ver como eles são capazes de fazer coisas incríveis", se emocina a professora.
O diretor da escola, Tarcisio Vanderlinde, fala que hoje a escola é referência no programa de altas habilidades do governo do estado. "Somos um pólo da do programa com 15 alunos inseridos nesse seguimento. O resultado é uma grande premiação para todos do Dom Joaquim, já que estamos nos preparando para os 100 anos", declara.
Confira alguns trechos da carta:
"Querido parente perdido, a muito tempo não visto,
A ansiedade pela falta de contatos foi a altura, e a maior escapatória foi a tentativa de ver as coisas pequenas da vida. A lua se tornou a companhia necessária ao meu caminhar, as estrelas se tornaram o abraço que eu mais precisava e o sol se tornou o sorriso que mantinha o meu caminhar. Nunca antes uma simples brisa foi algo tão agradável de se sentir, e nunca antes o a melodia maravilhosa dos pássaros me embalou com tanta facilidade para a felicidade.
Nunca o mundo esteve tão junto na batalha contra algo, todos estão mais carinhosos uns com os outros, e mais tolerantes também, pois todos percebem muito bem que não está fácil para ninguém. E a Vacina, então, dentre todos os astros devo dizer que é o sol de nosso sistema solar, e a fagulha de esperança que permaneceu em nossa caixa de pandora.
A luz de nossas esperanças jamais deverá se apagar. Bem parente perdido, agradeço pela parcela de seu tempo dedicada a leitura, pois sei que se ficastes até aqui, deves ser realmente a poeira cósmica mais simpática de meu universo."