O XVII Congresso das Apaes tem como um dos temas a Educação Especial em tempo de Educação Remota.
O governador Carlos Moisés destacou os investimentos que a educação especial está recebendo em Santa Catarina durante a abertura do XVII Congresso Estadual das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) ontem, em Florianópolis. Serão mais de R$ 100 milhões em repasses para instituições especializadas de todas as regiões do Estado, como Apaes, Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.
“Nós precisamos de um olhar diferenciado para a educação especial, um olhar de inclusão. É necessário acreditar que ela traz bons resultados, humanizando as relações, qualificando os professores. Por tudo isso, o Governo do Estado tem esse olhar sistêmico, fazendo os maiores investimentos da história nesse setor. Não basta apenas dizer que a educação é o futuro. São necessárias ações e nós estamos fazendo isso”, ressaltou o governador.
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, salientou que o Governo do Estado está analisando mais de 600 projetos de melhorias e reformas nas instituições especializadas. Segundo ela, o Executivo honrará com todos esses compromissos, além de investir mais de R$ 10 milhões em tecnologia, com a aquisição de equipamentos para professores e alunos.
Na avaliação da presidente da Federação estadual das Apaes, Alice Kuerten, o momento é de agradecer a parceria com o Governo do Estado, que está realizando “grandiosos investimentos” nas instituições. Ela também fez um apelo: “Desejo que esse congresso nos leve a pensar e repensar os nossos desafios, de todos que militam na educação especial”.
O XVII Congresso das Apaes tem como um dos temas a Educação Especial em tempo de Educação Remota e deve reunir, de maneira online e presencial, aproximadamente seis mil profissionais das diversas áreas como educação, saúde e assistência social, além de simpatizantes da causa.