A conferência vai marcar a conclusão dos trabalhos que darão a formatação ao programa de Educação Financeira e Fiscal.
Gestores do município envolvidos no programa de Educação Financeira e Fiscal estiveram, nesta quinta-feira (19), em Florianópolis para ajustar o cronograma da elaboração do material didático do passo a passo da conferência municipal de Educação Financeira e Fiscal, que será realizada em novembro deste ano.
A conferência vai marcar a conclusão dos trabalhos que darão a formatação ao programa de Educação Financeira e Fiscal.
A reunião aconteceu na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O gerente de Atendimento ao Cidadão Felipe Felisbino, representando a Secretaria da Fazenda, a presidente da escola do legislativo de Tubarão vereadora Luciane Tokarski e o vereador Nilton de Campos foram recebidos pela diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Rossani Thomas.
“A educação financeira é de fundamental importância para vida das crianças e dos jovens. Todos devem ser alfabetizados financeiramente para obter habilidades e competências saudáveis para a participação na sociedade, exercendo cidadania. No dia a dia percebemos a importância de se trabalhar a educação financeira com as crianças”, destacou Luciane.
No início do ano Tubarão foi a primeira cidade do país a se habilitar para receber o programa de Educação Financeira e Fiscal. A iniciativa é coordenada pela secretaria da Fazenda, em conjunto com a Coordenadoria do Núcleo Referência de Educação Financeira Sul da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia, sob a orientação pedagógica da Fundação Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
“Durante o atendimento do contribuinte são frequentes as situações que deixam transparecer a falta de conhecimento para tratar questões financeiras, o que acaba agravando a condição econômica e social, com reflexos, inclusive, na relação com o fisco. Por isso a importância de se levar à população o conhecimento capaz de melhorar a compreensão sobre conceitos e produtos financeiros, para promover a cidadania”, lembra o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.
São parceiras da iniciativa em Tubarão instituições como Unisul/Ânima, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação de SC (CEE-SC) E Secretaria de Estado da Educação.