O objetivo prevê a construção da rede de ensino com método de ensino exclusivo em libras, para alunos surdos, do ensino infantil ao médio.
O Ministro da Educação, Victor Godoy, acompanhado pelas autoridades estaduais e municipais, esteve nesta terça-feira (14) na inauguração do lançamento da Pedra Fundamental da Escola Bilíngue de Surdos em Laguna.
O evento aconteceu no Cine Teatro Mussi, onde foi apresentado o projeto da construção da escola e a importância do ensino em libras para o desenvolvimento social. Para o ministro a proposta é uma das principais ações para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “Investimos mais de R$ 5 milhões em educação para todos. É um compromisso do governo federal com todos os estudantes”, esclarece o Ministro da Educação, Victor Godoy.
Para o prefeito Samir Ahmad, a Escola Bilíngue é um presente para Laguna. “Somos a primeira cidade de Santa Catarina a receber a Escola Bilíngue, dedicada ao a aprender e ensinar o idioma libras, a linguagem do amor. A implantação da escola para surdos em Laguna deverá impactar positivamente todos da cidade”.
A realização para a escola no município foi através de muita dedicação e mobilização da comunidade surda e da Secretaria de Educação, “hoje realizo um dos maiores sonhos como educadora e em toda minha vida profissional, a escola será uma referência em toda região”, diz Juliana Fagundes, secretária de Educação.
O objetivo prevê a construção da rede de ensino com método de ensino exclusivo em libras, para alunos surdos, do ensino infantil ao médio. Será uma escola piloto regional que atenderá alunos da região da Amurel, com expectativa de atender até 120 estudantes.
Toda cerimônia foi inteiramente traduzida para o idioma em libras. Após encerramento, equipes se encaminharam para o local onde será construída a escola no bairro Progresso para inauguração da Pedra Fundamental.
Sobre a Escola Bilíngue:
Laguna foi a única cidade em Santa Catarina a receber a Escola Bilíngue, além de outros três estados no Brasil.
Em janeiro deste ano, o Prefeito Samir Ahmad, acompanhado da Secretária de Educação, Juliana Fagundes, receberam a visita da Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação - MEC, Crisiane Nunes Bez Batti, que também é surda. Na Pauta, foi ofertada a instalação de uma escola municipal bilíngue, com método de ensino em libras, para atendimento de alunos com deficiência auditiva.
De acordo com o MEC, o espaço físico da Escola Bilíngue será adaptado com as seguintes estruturas:
- salas de aula equipadas com projetor de multimídia;
- laboratório de ensino de português - sala equipada com projetor de multimídia e notebooks individuais para aulas específicas de Português escrito. Recomenda-se haver dois laboratórios deste.
- sala para a estimulação precoce;
- salas para creche;
- sala de recursos (para serviço de atendimento educacional especializado da educação especial);
- brinquedoteca;
- videoteca;
- biblioteca com livros que atendam desde a educação infantil até o ensino médio;
- laboratório de informática com acesso à internet de banda larga;
- laboratório de ciências;
- sala para estudos;
- sala de convivência ou ações com a comunidade (espaço para associações de surdos, FENEIS, pais e alunos);
-sala de intérpretes;
- estúdio para filmagem e edição;
- refeitório;
- sala para a direção;
- sala para a secretaria;
- pátio coberto;
- parque infantil;
- quadra poliesportiva;
- sala para os professores;
- sala para os intérpretes;
- miniauditório para cursos;
- auditório;
- se possível, banheiros exclusivos para cada etapa (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio);
- estacionamento para funcionários e público em geral.
Para atender à demanda de uma Escola Bilíngue, é desejável que essa escola disponibilize as seguintes séries da educação básica:
- Educação Linguística Precoce: atendimento individual
- Educação infantil:
• berçário 1: 4 a 11 meses;
• berçário 2: 12 a 23 meses;
• maternal 1: 3 anos
• Pré-escola: 4 e 5 anos
- Ensino Fundamental:
• - séries iniciais: 1º ao 5º ano
• - séries finais: 6º ao 9º
- Ensino Médio
- EJA – 1º, 2º e 3º segmentos
- Projeto interventivo