As duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, são consideradas fundamentais e base para todos os demais conteúdos.
A Fundação Municipal de Educação (FME) concluiu nesta semana o treinamento com os professores contratados para darem aulas de reforço para alunos de 2º ao 9º Ano da rede municipal.
Os 17 professores vão prestar o reforço no contraturno das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes que tiraram notas inferiores a 7,0, no primeiro bimestre de 2021.
Levantamento realizado pela Fundação Municipal de Educação (FME) indica que cerca de 40% dos estudantes do 2º ao 9º Ano necessitarão do apoio para recuperar as aprendizagens perdidas ao longo do ano passado.
As duas disciplinas são consideradas fundamentais e base para todos os demais conteúdos. “Por isso, o professor do reforço precisa, inicialmente, fazer o diagnóstico da situação do aluno, verificar quais as etapas ele ainda não venceu e trabalhar os conteúdos adaptados às necessidades específicas daquele aluno. O reforço não pode ser igual à aula regular”, explica o diretor-presidente da FME, Maurício da Silva.
Os alunos participarão do reforço duas vezes por semana, tempo em que serão exercitadas as principais dificuldades apontadas durante o conselho de classe virtual. “O ensino se fortalece quando o aluno compreende, interpreta e exercita o conteúdo, por isso, indicamos que os professores preparem também atividades para serem realizadas em casa”, frisa o diretor-presidente.
As aulas de reforço são mais um investimento feito pela prefeitura de Tubarão para minimizar os impactos negativos que a pandemia provocou no processo de ensino-aprendizagem. “Foi um período muito difícil, no qual o professor teve que aprender a dar aula com as escolas fechadas. Percebemos que mesmo os mais modernos sistemas tecnológicos não seriam suficientes para evitar a defasagem educacional, por isso, o reforço é um programa que acreditamos muito e que em 2021 se faz ainda mais necessário”, afirma Maurício.