Até as próximas competições, a atleta segue focada na missão. A maior influência dela no kickboxing é um dos irmãos, o Natanael, que já pratica a arte marcial há alguns anos.
Keyla Martins, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Santo André, no bairro homônimo, única atleta da unidade de ensino, campeã Catarinense de Kickboxing em julho e promessa de um futuro promissor na modalidade, viu no esporte, além da educação, uma nova ferramenta de conquistas, como de uma vida mais promissora à mãe e aos nove irmãos.
A atleta é treinada pelo professor Leonardo Mendes, que também é o empresário de Keyla. “Estamos tentando uma vaga para que ela dispute o Sul-Americano de Kickboxing, que ocorrerá ainda neste ano, em Cascavel (PR), entre os dias 8 e 12 de dezembro. Para isso, precisamos de apoio e também um encaixe de uma federação, já que não conseguimos lutar o Brasileiro neste mês (entre os dias 4 e 6), no Rio de Janeiro (RJ), e que poderia dar uma vaga carimbada se ela ficasse entre as melhores”, informa.
Leonardo relata que a atleta é uma promessa na região, e muita gente já se ofereceu em treiná-la. “O seu talento e dedicação são notórios. Enche os olhos dos profissionais das lutas. Não à toa, queremos prepará-la em outra modalidade, o Boxe Olímpico, o Open Boxe, a qual a Keyla também pode ser referência no Estado”, aposta. “Até o fim de 2021, pretendemos agendar pelo menos uma ou duas apresentações dela”, complementa Leonardo.
Até as próximas competições, a atleta segue focada na missão. A maior influência dela no kickboxing é um dos irmãos, o Natanael, que já pratica a arte marcial há alguns anos. “Um dos meus irmãos é árbitro de futebol, outro é atleta de lutas, e foi onde tive minha inspiração inicial. Eu assistia ele treinar e o professor me chamou também. Agradeço muito a oportunidade. Quero crescer no esporte e um dia ser profissional”, resume Keyla, ainda tímida com as palavras.
Leonardo é professor faixa marrom de kickboxing. “Já treinei muito adulto que não tem o mesmo foco e coragem dela”, explica o professor. A mãe Ruth, que trabalha como faxineira, também acompanha os passos da filha. “Minha matéria preferida na escola é Educação Física. Sei que o esporte pode me abrir muitas oportunidades”, resume a menina, que não hesita em falar: “Ainda irei disputar uma olimpíada defendendo o Brasil”, sonha.
Kickboxing
É um grupo de artes marciais de combate que usa chutes e socos, mas também para um estilo de desporto de combate. O kickboxing ou full contact é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.