De acordo com a pasta, a escolha dos cães e gatos a serem esterilizados serão realizados pela Gerência de Bem Estar Animal, setor que compete à Secretaria de Pesca e Agricultura.
Mais saúde para os animais e tranquilidade para a população. O Governo Municipal anunciou o repasse de R$128 mil para o programa de esterilização de cães e gatos em situação de rua.
A medida, que há muito vem sendo reivindicada pelos lagunenses, foi divulgada nesta quinta-feira (11), pela Secretaria de Pesca e Agricultura, através da abertura de licitação para contratação de empresas especializadas em atividades veterinárias.
Para a secretária da pasta, Patrícia Paulino, o recurso é uma conquista para todos do município. “Este repasse para o programa de controle populacional de animais de rua não poderia ter vindo em um melhor momento. Hoje, Laguna, apresenta uma crescente de 40% de animais abandonados, e, por consequência, o aumento no número de filhotes de cachorros e gatos em situação de rua”, explica.
De acordo com a pasta, a escolha dos cães e gatos a serem esterilizados serão realizados pela Gerência de Bem Estar Animal, setor que compete à Secretaria de Pesca e Agricultura. O projeto prevê realizar em média 65 castrações ao mês entre cães e gatos.
A gerente do Bem Estar Animal, a médica veterinária Claudia Regina Carvalho Pereira, explica como será realizada a escolha dos animais a serem castrados. “Queremos ajudar a todos, principalmente aos protetores que já cuidam e recolhem cães e gatos abandonados, estaremos em contato com eles para que os animais sob proteção entrem no programa. Nossa equipe também irá realizar o recolhimento dos animais de rua para encaminhar as clínicas veterinárias.”
Ainda de acordo com a gerência, uma cadela de rua não castrada pode gerar até 12 filhos a cada nove meses. Enquanto uma gata, pode gestar em até dois anos 144 gatos. As felinas entram no cio a cada dois meses, por isso, a prioridade será a castração de animais fêmeas. Cães machos serão castrados quando estes apresentarem mais agressividade, pois muitas vezes, a castração ajuda a aliviar este comportamento.