A prefeitura liberou duas máquinas para que pudessem iniciar os trabalhos.
Iniciou hoje o processo de desassoreamento da Barra do Camacho, com a retirada de areia através de máquinas escavadeiras. Após reunião com pescadores de Camacho e Garopaba e Laguna, há um mês, o Prefeito Laerte Silva firmou o compromisso que dentro de 30 dias daria início nos trabalhos de desassoreamento da barra.
Nesse período foi realizado o decreto de emergência junto a Defesa Civil, garantias de licenças ambientais e estamos desde o início do ano em tratativas com o governo estadual para conseguir os recursos do projeto da AMUREL, que envolve o enrocamento de pedras laterais (molhes) e o desassoreamento por completo.
No início da semana moradores e pescadores que dependem da barra aberta para o sustento das famílias, iniciaram uma movimentação para que neste fim de semana fizessem uma manifestação para abrir a barra com pás e enchadas. A abertura da barra vai possibilitar que a água mar entre no canal e juntamente com a água da lagoa possa disseminar as espécies do pescado para que todos possam voltar a buscar o sustento na pesca.